quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Como cuidar do umbigo do bebê

Por que os bebês ficam com o coto do cordão umbilical?

O cordão umbilical ligava o bebê à placenta dentro do útero, e era o responsável pelo transporte dos nutrientes e do oxigênio necessários à sobrevivência dele.

Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado, num procedimento indolor, e um pedacinho (o coto) de 2 a 3 centímetros ainda fica ligado à barriga do recém-nascido.

 

Quanto tempo o cordão vai demorar para cair?

Entre 10 e 21 dias depois do nascimento, o coto umbilical vai secar, ficar preto e cair. No lugar dele fica uma pequena ferida, que leva de uma semana a 10 dias para cicatrizar.

O dia da queda do umbigo varia muito de criança para criança. Às vezes, o cordão pode demorar até mais do que 21 dias para cair, sem que haja maiores problemas. Em caso de demora, contate o pediatra da criança só para ter certeza de que tudo está correndo como o esperado.

 

O umbigo precisa de algum cuidado especial?

O coto umbilical tem de ser mantido limpo e seco para evitar infecções. Bactérias que vivem naturalmente em nossa pele podem provocar infecções no coto.

Em regiões sem condições de higiene, a contaminação do coto umbilical pode levar ao tétano, uma infecção muito perigosa para recém-nascidos.

Os médicos brasileiros costumam orientar as mães a passar um cotonete com álcool a 70% (vendido nas farmácias) no coto, em todas as trocas de fralda, e deixá-lo secar naturalmente. Você pode cobrir o coto com a fralda, quando ele estiver bem sequinho, mas não coloque nenhum tipo de faixa.

Lave sempre as mãos antes de cuidar do umbigo. Também lave as mãos antes e depois da troca de fralda.

Se o coto ficar sujo de cocô ou xixi, limpe-o bem com água e sabão ou só com água. Como o cocô do bebê é gorduroso, é melhor usar sabonete para eliminá-lo. Depois aplique o álcool.

Em outros países, o cuidado com o umbigo pode ser diferente. Em alguns, a orientação médica é de não passar nada no umbigo, nem álcool, para que ele seque mais rápido. Em outros lugares, a recomendação é de não molhar o coto, portanto não se dá banho no recém-nascido enquanto o umbigo não cai.

No Brasil, porém, os especialistas indicam o banho desde o primeiro dia de vida, sem problemas. Basta secar bem o coto e passar o álcool antes de fechar a fralda.

 

Está saindo do umbigo uma secreção que parece pus. É perigoso?

É normal que o coto tenha algum tipo de secreção amarelada, até parecida com pus, mas isso não significa que ele esteja infeccionado. A secreção pode ter um leve cheiro desagradável.

Também é normal aparecer um pouquinho de sangue na fralda ou na roupinha que tiver ficado em contato com o coto.

Se você estiver preocupada com a aparência ou com o cheiro do coto, peça para o médico dar uma olhada.

 

Com o que devo me preocupar?

Procure o médico se:

• O bebê tiver febre, ficar letárgico (quietinho demais), começar a mamar pouco ou parecer não estar bem.

• O umbigo e a área em torno dele estiverem inchados ou vermelhos.

• O coto umbilical ficar inchado ou com mau cheiro muito pronunciado (um pouco de cheiro menos agradável é normal).

 

O umbigo caiu, mas ficou uma feridinha. O que faço?

Depois que o coto cai, demora ainda entre sete e 10 dias para o umbigo cicatrizar completamente. Pode ser que apareça um pouquinho de sangue na fralda, o que é normal.

Continue limpando com o álcool 70%, várias vezes ao dia.

Às vezes, o umbigo leva mais tempo para cicatrizar, e pode aparecer uma carne esponjosa no local. Desde que não haja mau cheiro ou sinal de infecção, não há razão para se preocupar, esse tecido logo vai desaparecer.

Se o umbigo continuar sangrando, fale com o pediatra, porque ele pode cauterizar o local com nitrato de prata.

 

Depois que o coto caiu, o umbigo ficou alto. O que é isso?

Quando o umbigo da criança fica saltado, é provável que se trate de uma hérnia umbilical. As hérnias umbilicais são muito comuns e podem afetar até 20 por cento dos bebês. Normalmente elas não exigem tratamento e se resolvem sozinhas.

Converse com o pediatra do bebê. Ele vai acompanhar a hérnia nas consultas até depois do primeiro aniversário da criança, para aí sim decidir se é necessário algum tratamento ou não.

Nunca coloque nada sobre o umbigo do bebê para "deixá-lo para dentro".
 
Leia mais sobre as hérnias umbilicais. 
 
Escrito para o BabyCenter Brasil  

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Como as famosas fazem para voltar à boa forma após dar à luz? [Vídeo]

Segredo das beldades está no histórico de preparo físico e principalmente na disciplina
Do R7
Como será que as famosas fazem para voltar à forma física depois de uma gravidez?

Diferente do que acontece com a maioria das mulheres, as celebridades conseguem ficar magrinhas e malhadas poucos meses após dar à luz. Sabe qual o truque das beldades?

Segundo o programa Hoje em Dia, da Record, o segredo está na disciplina e no histórico de preparo físico dessas gatas.

A atriz da Record Juliana Silveira é uma das belas que estão na trilha para retomar as curvas que tinha antes de ganhar seu primeiro filho.

Assista ao vídeo abaixo e saiba qual o melhor caminho para continuar linda e com o corpão sarado mesmo depois de uma gestação.





Moldes de gesso eternizam gravidez em Portugal

Fica a idéia para quem quiser lançar o serviço aqui no Brasil!
O projecto “Barriguinhas Mágicas” começou a título experimental e no anonimato. Mais tarde, Catarina França torna pública a sua iniciativa, com blogue próprio e página no Facebook.
“Barriguinhas Mágicas” é um projecto de esculturas de gestantes. “Essas esculturas consistem num molde de gesso feito sobre a barriga das grávidas. São uma réplica exacta da sua silhueta”, explica Catarina França, acrescentado que são “uma esplêndida forma de honrar e preservar a forma como o seu corpo se modificou para gerar um bebé”.

“O nome 'Barriguinhas Mágicas' foi o eleito de entre muitos, depois de olhar para as barrigas de gesso e para o efeito que estas têm nas mães. O nome 'Barriguinhas Mágicas' dá, por si só, significado a este projecto”, conta Catarina França, acrescentando que o mesmo surgiu “há pouco mais de um ano, aquando da minha frequência do curso de Aulas de Preparação Para o Parto e para a Parentalidade”.

“É um projecto que nasceu em Ponta Delgada, S. Miguel, à semelhança do que já vem acontecendo no Continente”. Como esta actividade ainda não existia na Região e como era algo procurado por algumas mães, a fundadora de “Barriguinhas Mágicas”, Catarina França, conciliando o seu gosto pela arte ao desafio de uma amiga, iniciou-se a título experimental e no anonimato. Em Janeiro de 2011, torna pública a sua iniciativa, com página no Facebook e posteriormente através do blogue.

“Toda e qualquer mulher que se encontre grávida e resida ou esteja de passagem por S. Miguel” pode fazer uma barriguinha de gesso. “Pode eternizar esse momento e pode mesmo efectuar mais do que uma ao logo da gestação”. Contudo “é aconselhável que a efectue preferencialmente a partir das 34 semanas de gestação.”

Catarina França desloca-se a casa da grávida para a execução da barriga de gesso, “onde esta se encontrará no seu ambiente e conforto”. “A execução poderá levar entre trinta minutos a uma hora, é rápida e indolor” e todo o material necessário para a execução da mesma é cedido pelas “Barriguinhas Mágicas”. “Ao deslocar-me ao domicílio da grávida, levo todo o material indispensável à realização da barriga de gesso”, diz.

O processo de criação de uma barriga de gesso divide-se em três fases: “com recurso a gesso médico, é feito um molde exacto da zona da barriga, ou barriga e peito e ainda se quiser acrescentar as mãos ou ombros. Após alguns minutos está seco e pronto a ser trabalhado”. A segunda fase requer uma grande dose de paciência. “É agora a altura de reforçar o molde inicial, com o cuidado de manter inalteráveis as suas formas, tornando-o macio e suave ao toque, como se de uma verdadeira barriga se tratasse”, acrescenta. “Na terceira fase do processo temos a decoração. Após a secagem, a barriga poderá ficar simples (branca) ou ser tratada e posteriormente, decorada e/ou pintada por mim, ao sabor da imaginação e criatividade de cada mamã, ou até pelo seu filho quando este já for mais crescido e admirar a 'casinha onde morou', tornando-se uma obra de arte única e uma linda recordação para toda uma vida, em particular para a mãe e bebé”, conclui.

“O valor monetário das barrigas de gesso varia consoante a área do corpo que a gestante pretende abranger e se a mamã quer fazer o tratamento à mesma. Ronda os trinta euros”.

Gesso não prejudica bebé ou grávida

“As 'Barriguinhas Mágicas' utiliza na execução das barrigas gesso médico e esterilizado, próprio para utilizar sobre a pele. Esse gesso é clinicamente testado e 100% seguro para a mãe e bebé”, explica Catarina França, alertando as mães para procurarem “técnicos competentes para efectuar a sua barriga de gesso. Antes de executarem a barriga verifique se o gesso é médico”. Às mais curiosas, Catarina França deixa o desafio de enviarem dados como nome, contacto, idade gestacional e data provável do parto, “e se possível uma ideia do que pretende fazer” para o email barriguinha.magica@gmail.com.

Mais informação em:
http://barriguinhasmagicascf.blogspot.com

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Amamentação com mamilos planos ou invertidos

Como sei se tenho mamilos planos ou invertidos?

Os chamados mamilos planos não chegam a se sobressair muito em relação à área em volta mais escura do seio (conhecida como aréola) e não se projetam facilmente para fora quando estimulados, o que pode tornar a amamentação um pouco mais difícil.

No caso dos mamilos invertidos, eles se contraem ou se projetam para dentro ao ser estimulados e têm a aparência plana, ligeiramente invertida ou bastante invertida no centro.

Para saber que tipo de mamilo você tem é fácil: com ajuda dos dedos indicador e polegar, faça uma espécie de "C" e suavemente aperte a região da aréola. Se seu mamilo não ficar saliente, então ele é plano; caso se volte para dentro, ele é invertido. Os mamilos podem ser ainda curtos (saem pouco para fora) ou pseudoinvertidos (apesar de voltados para dentro, geralmente saem para fora quando estimulados).

 

Será que vou conseguir dar de mamar?

Na maioria das vezes, sim. As mudanças da gravidez tendem a fazer com que os mamilos fiquem mais protuberantes do que de costume. Em algumas situações, no entanto, mamilos invertidos se voltam ainda mais para dentro quando os seios ficam cheios de leite e, em quadros raros, podem até obstruir a passagem do leite.

A melhor maneira de saber se vai dar certo para você é simplesmente tentar e pedir orientação médica (para seu obstetra, o pediatra do bebê ou ainda um especialista em amamentação).

 

Há alguma coisa que eu possa fazer?

Durante a gravidez
Algumas mulheres usam conchas plásticas para corrigir mamilos invertidos. Essas conchas são formadas por duas partes. Uma em forma de anel, com parte do acabamento em silicone e um buraco no meio para que o mamilo se encaixe e venha a se tornar mais projetado devido a uma suave pressão sobre a aréola. A outra parte é arredondada e cobre o anel por cima para ficar dentro do sutiã.

Muitos especialistas preferem que as mulheres tentem massagear os seios para ajudar no processo. A técnica é conhecida como exercícios de Hoffman e consiste em posicionar o polegar e o dedo indicador em lados opostos da base do mamilo e apertar para dentro e puxar suavemente para fora. A recomendação é que o exercício seja repetido cinco vezes ao dia, no comecinho da manhã, durante o último mês de gestação.

Alerta: Estimulação excessiva das mamas pode fazer com que o útero se contraia, algo que pode vir a ser perigoso em casos de gravidez de alto risco. Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer tratamento ou realizar qualquer exercício para mamilos planos ou invertidos.

Depois do parto
Se não houver mudança até que o bebê nasça, é bem possível que você vá precisar de ajuda do médico ou de um especialista (muitas vezes na própria enfermagem do hospital ou maternidade onde tiver seu bebê). Entre as medidas sugeridas antes de amamentar estão:

• Tirar um pouco de leite com a bombinha
• Usar conchas protetoras de seios por 30 minutos
• Aplicar gelo nos mamilos, para fazer os bicos aparecerem melhor
• Evitar protetores de mamilos para não causar confusão de bicos na criança

Tenha paciência e lembre-se de que a prioridade é que seu bebê esteja bem alimentado, então muitas vezes será necessário ordenhar o leite por uma semana ou mais até que os mamilos estejam salientes o suficiente para uma boa "pega" e a amamentação direta.
 
 
Escrito para o BabyCenter Brasil  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...