quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Moldes de gesso eternizam gravidez em Portugal

Fica a idéia para quem quiser lançar o serviço aqui no Brasil!
O projecto “Barriguinhas Mágicas” começou a título experimental e no anonimato. Mais tarde, Catarina França torna pública a sua iniciativa, com blogue próprio e página no Facebook.
“Barriguinhas Mágicas” é um projecto de esculturas de gestantes. “Essas esculturas consistem num molde de gesso feito sobre a barriga das grávidas. São uma réplica exacta da sua silhueta”, explica Catarina França, acrescentado que são “uma esplêndida forma de honrar e preservar a forma como o seu corpo se modificou para gerar um bebé”.

“O nome 'Barriguinhas Mágicas' foi o eleito de entre muitos, depois de olhar para as barrigas de gesso e para o efeito que estas têm nas mães. O nome 'Barriguinhas Mágicas' dá, por si só, significado a este projecto”, conta Catarina França, acrescentando que o mesmo surgiu “há pouco mais de um ano, aquando da minha frequência do curso de Aulas de Preparação Para o Parto e para a Parentalidade”.

“É um projecto que nasceu em Ponta Delgada, S. Miguel, à semelhança do que já vem acontecendo no Continente”. Como esta actividade ainda não existia na Região e como era algo procurado por algumas mães, a fundadora de “Barriguinhas Mágicas”, Catarina França, conciliando o seu gosto pela arte ao desafio de uma amiga, iniciou-se a título experimental e no anonimato. Em Janeiro de 2011, torna pública a sua iniciativa, com página no Facebook e posteriormente através do blogue.

“Toda e qualquer mulher que se encontre grávida e resida ou esteja de passagem por S. Miguel” pode fazer uma barriguinha de gesso. “Pode eternizar esse momento e pode mesmo efectuar mais do que uma ao logo da gestação”. Contudo “é aconselhável que a efectue preferencialmente a partir das 34 semanas de gestação.”

Catarina França desloca-se a casa da grávida para a execução da barriga de gesso, “onde esta se encontrará no seu ambiente e conforto”. “A execução poderá levar entre trinta minutos a uma hora, é rápida e indolor” e todo o material necessário para a execução da mesma é cedido pelas “Barriguinhas Mágicas”. “Ao deslocar-me ao domicílio da grávida, levo todo o material indispensável à realização da barriga de gesso”, diz.

O processo de criação de uma barriga de gesso divide-se em três fases: “com recurso a gesso médico, é feito um molde exacto da zona da barriga, ou barriga e peito e ainda se quiser acrescentar as mãos ou ombros. Após alguns minutos está seco e pronto a ser trabalhado”. A segunda fase requer uma grande dose de paciência. “É agora a altura de reforçar o molde inicial, com o cuidado de manter inalteráveis as suas formas, tornando-o macio e suave ao toque, como se de uma verdadeira barriga se tratasse”, acrescenta. “Na terceira fase do processo temos a decoração. Após a secagem, a barriga poderá ficar simples (branca) ou ser tratada e posteriormente, decorada e/ou pintada por mim, ao sabor da imaginação e criatividade de cada mamã, ou até pelo seu filho quando este já for mais crescido e admirar a 'casinha onde morou', tornando-se uma obra de arte única e uma linda recordação para toda uma vida, em particular para a mãe e bebé”, conclui.

“O valor monetário das barrigas de gesso varia consoante a área do corpo que a gestante pretende abranger e se a mamã quer fazer o tratamento à mesma. Ronda os trinta euros”.

Gesso não prejudica bebé ou grávida

“As 'Barriguinhas Mágicas' utiliza na execução das barrigas gesso médico e esterilizado, próprio para utilizar sobre a pele. Esse gesso é clinicamente testado e 100% seguro para a mãe e bebé”, explica Catarina França, alertando as mães para procurarem “técnicos competentes para efectuar a sua barriga de gesso. Antes de executarem a barriga verifique se o gesso é médico”. Às mais curiosas, Catarina França deixa o desafio de enviarem dados como nome, contacto, idade gestacional e data provável do parto, “e se possível uma ideia do que pretende fazer” para o email barriguinha.magica@gmail.com.

Mais informação em:
http://barriguinhasmagicascf.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...