quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Faz mal deixar meu filho de bruços?

Está confusa com tantos conselhos sobre a posição do bebê dormir? Selecionamos 2 artigos para você:

Faz mal deixar meu filho de bruços?

Escrito para o BabyCenter Brasil
A orientação dos especialistas é que você sempre coloque o bebê para dormir de barriga para cima -- seja para uma soneca curta no meio da tarde, seja à noite, e não importa se é na casa da avó, na escola ou na creche.

Por isso, oriente todas as pessoas que vão ajudar a cuidar do bebê que sempre o deitem de barriga para cima, seguindo também as regras de um ambiente seguro para o sono.

O motivo dessa orientação é prevenir a síndrome da morte súbita infantil, a morte inexplicada de bebês durante o sono.

Você provavelmente vai ouvir de parentes mais velhos que você, seus irmãos e todos os bebês da família dormiram de bruços e estão aí para contar a história, mas saiba que, depois da campanha para que os bebês parassem de ser colocados para dormir de bruços, a ocorrência da morte súbita caiu drasticamente.

A posição de lado, que costumava ser recomendada pelos médicos (existem até aqueles posicionadores de bebê, feitos de espuma), também já não é mais a orientação sustentada pelas pesquisas científicas. Mesmo que seu filho durma de barriga para cima, a cabeça dele vai ficar de lado, e aí ele não corre o risco de engasgar se regurgitar.

Por volta dos 6 meses, porém, muitos bebês começam a se virar para dormir de bruços no meio da noite. Se esse for o caso do seu filho, não precisa se apavorar. Continue deitando-o de barriga para cima na hora de dormir, e vire-o sempre que "pegá-lo" dormindo de bruços, mas é humanamente impossível ficar vigiando a criança a noite inteira -- você vai ficar maluca.

Tranquilize-se com a informação de que a morte súbita é mais frequente entre os 2 e os 4 meses de idade.

Outro ponto a favor de os bebês dormirem de barriga para cima são os indícios científicos de que a posição está relacionada a um número menor de infecções no ouvido e episódios de nariz entupido.
 

Sono de barriga para cima evita morte súbita do bebê

Recomendação acaba de ser publicada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Brasil é um dos últimos a oficializar a recomendação.


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de publicar uma recomendação oficial para que os bebês durmam de barriga para cima, e não de lado ou de bruços, para evitar casos de síndrome da morte súbita, uma das principais causas de morte de bebês com até um ano.

A recomendação da sociedade foi baseada em vários estudos clínicos internacionais que mostraram que colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita.

Segundo a pediatra Magda Lahorgue Nunes, coordenadora do Grupo de Estudo do Sono na Infância da SBP, praticamente todos os países desenvolvidos adotam essa posição para evitar o problema, e o Brasil é um dos últimos a oficializar essa recomendação.

"O hábito de deixar o bebê dormir de lado está enraizado na nossa cultura. Existe uma crença muito forte de que o bebê pode se afogar se estiver de barriga para cima, mas os estudos mostram que isso não é verdade. Além disso, ainda há muito desconhecimento e resistência dos próprios pediatras", afirma Nunes.

A pediatra Elsa Giugliani, coordenadora da área técnica da Saúde da Criança do Ministério da Saúde concorda que há resistência dos pediatras em orientar os pais a colocarem o bebê nessa posição.

Giugliani diz que, desde 2007, o ministério passou a publicar essa recomendação na cartilha da criança (documento entregue para todas as mães após o parto) e que, mesmo assim, os pediatras ainda não são unânimes em passar essa orientação aos pais.

"A reação dos pediatras foi muito forte e contrária à recomendação. Houve muitas críticas. Mas, como vários estudos comprovam que a melhor posição é de barriga para cima, tenho absoluta tranquilidade em fazer essa recomendação", diz.
Subestimada
No Brasil, não há dados sobre a incidência da morte súbita e acredita-se que o problema esteja subestimado -o diagnóstico depende de necropsia.

Também há poucos estudos publicados sobre o tema. Um deles concluiu que os profissionais da saúde não orientam os pais na maternidade e, quando orientam, indicam que o bebê deve dormir de lado.

Em outro mais recente, publicado em junho, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul acompanharam dois grupos de gestantes.

Uma parte delas recebeu orientações na maternidade sobre colocar a criança para dormir de barriga para cima e a outra parte não.

Depois de três meses, os pesquisadores voltaram a falar com essas mães e constataram que 42,9% das mulheres que receberam orientação colocaram os filhos para dormir com a barriga para cima. Entre o grupo controle, 24% colocaram os bebês na posição correta.

Para Giugliani, ainda que discretos, os resultados mostram que uma simples intervenção na maternidade pode mudar o comportamento da mãe.

"A mulher faz o que o médico mandar. E essa ideia de que dormir de lado é melhor é uma lenda que os médicos estão repetindo", diz Nunes.
Campanha
Para ajudar a divulgar a posição correta do sono, a Pastoral da Criança lançou uma campanha nacional com o tema "Dormir de Barriga para Cima é mais Seguro".


36% DAS FOTOS MOSTRAM POSIÇÃO CORRETAPesquisa da Academia Americana de Pediatria analisou 391 fotos de bebês dormindo em revistas para mulheres grávidas: apenas 36% das fotos mostravam as crianças dormindo de barriga para cima.

CUIDADOS NA HORA DE O BEBÊ DORMIR
Documento recomenda que bebês durmam de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo

1 POSIÇÃO CORRETA
Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo, o que faz o bebê respirar um ar com menos oxigênio. Isso diminui a atividade cerebral

2 VÔMITO
Se o bebê está de barriga para cima e vomita, a tendência é tossir, e com isso chamar a atenção dos pais. De lado, ela não vai reagir e poderá aspirar o vômito

3 SUPERAQUECIMENTO
Evite agasalhar demais o bebê na hora de dormir, pois isso dificulta os movimentos e pode superaquecê-lo, diminuindo a atividade cerebral

4 INCLINAÇÃO
A inclinação da cama não precisa ser maior do que 5%. Deixe os braços para fora da coberta para evitar que o bebê deslize e fique sufocado pelo cobertor

5 OBJETOS DECORATIVOS
Deixe o berço livre de almofadas, travesseiros, "cheirinhos", pelúcias e outros brinquedos, pois eles podem dificultar a respiração

MORTE SÚBITA
É o nome que se dá para a morte de crianças menores de 1 ano que morrem de forma inesperada e sem explicação durante o sono. Ocorre mais frequentemente nos primeiros meses de vida

FATORES DE RISCO
>>Exposição ao fumo durante a gravidez e após o nascimento
>>Consumo de álcool e drogas durante e após a gestação
>>Falta de aleitamento materno
>>Uso de colchões e travesseiros muito moles ou fofos
>>Prematuridade ou baixo peso ao nascer

Fonte: Folha de S. Paulo
Edição: F.C.
28.09.2009

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...