domingo, 11 de setembro de 2011

Grávidas x Calor

Gravidez, calor e alimentação errada, uma combinação explosiva que pode por em risco a saúde das futuras mamães


O aumento da temperatura, principalmente nesta época do ano, quando o verão amazônico é mais intenso, pode trazer riscos à saúde das grávidas, que além do estado fisiológico, padecem com a sensação térmica nos dias mais quentes do ano.

Para que as mamães de plantão fiquem seguras e refrescadas, é necessário que alguns cuidados essenciais sejam tomados. O portal acritica.com consultou especialistas sobre o assunto, que além de orientações, deram dicas valiosas para manter a saúde em dia.

Para o especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Paulo Kanawati, gerente técnico do Instituto da Mulher Dona Lindú, localizado no bairro Adrianópolis, Zona Centro-sul de Manaus, as grávidas precisam de cuidados especiais sim, mas devem levar uma vida normal, tomando cuidado com a dieta, higiene pessoal, exposição ao sol e a hidratação do organismo.

“Assim como qualquer pessoa, grávida ou não, é aconselhável a ingestão de dois litros de água, em média por dia. Claro que as grávidas consumem um volume maior de líquidos, então essa quantidade deve ser aumentada”.

O médico ressalta ainda a importância dos exames de pré-natal, que cuidam tanto da saúde da mãe, quanto do bebê. Prevenindo doenças e mortes de forma segura e precisa. “Um pré-natal bem feito evita que mães e crianças fiquem internados após o parto, se for feito certinho não haverá problemas no futuro” citou.

A mãe de primeira viagem e universitária, Mabrini Muniz, 18 anos, grávida de quatro meses, conta que nos dias mais quentes fica insuportável. Mesmo usando roupas mais leves há dias em que chega a passar mal.

“As vezes eu tenho a sensação de desmaio, não consigo respirar de tanto calor. A alternativa é ficar dentro do quarto com o ar-condicionado ligado e tomando água direto, pra tentar amenizar” relatou.

Para, a também especialista em ginecologia e obstetrícia, Dra. Andrea Sousa de Araújo, as grávidas precisam tomar cuidado com a alimentação, não exagerar em doces e fugir das tentações calóricas.

“Por causa do calor é sempre bom tomar um sorvete, dando preferência aos de frutas ou os frozen (sorvete de iogurte) com frutas, que tem menos calorias que os demais” disse.

Segundo a médica a saída para os dias quentes é se hidratar, fugindo dos refrigerantes e abusando de sucos naturais, água e água de coco. Opte por comidas mais leves, como saladas e frutas. Roupas leves e frescas também são uma boa opção.

Manchas na Pele

A exposição aos raios solares pode causar manchas na pele, principalmente no rosto da gestante. Por isso é preciso tomar cuidado, pois na gravidez a melanina está mais ativada. A grávida deve se proteger com filtro solar, chapéu e óculos de sol.

“Eu recomendo banho de sol das 7h as 9h da manhã no máximo. Grávida não precisa se expor ao sol, e deve usar protetor solar acima de 40, e para as mais branquinhas o ideal é acima de 60. Não é recomendado usar bronzeador nem descolorir os pelos sob o sol.

Higiene íntima

É muito comum nos dias de verão que a população procure os famosos “banhos” na capital ou em municípios próximos a capital. Esse tipo de local também merece atenção especial das gestantes.

“Banho, calor, água do rio e o maiô ou biquíni molhado por muito tempo é o ambiente perfeito para o surgimento de fungos, como a candidíase, o meio vaginal fica favorável ao desenvolvimento da cândida devido ao aumento dos níveis de estrogênio. Por isso o ideal é tomar banho e logo em seguida fazer uma higienização com produtos com PH fisiológico” cita a especialista.

Segundo a Dra. Andrea é importante cuidar de fungos como a candidíase, para não afetar o bebê. Além dos sintomas como coceira e ardência, a mulher deve procurar seu médico para tratar evitando infecções que podem levar ao parto prematuro e abortos.

Atividades Físicas X Calor

Para os especialistas a mulher grávida deve levar uma vida normal, evitando excessos e esforços físicos. As atividades mais recomendadas são a caminhada e a natação moderada.

“Se a mulher é sedentária ela não pode passar de uma hora para outra a praticar atividade, tem que ser de forma branda e no limite da condição física” ressaltou a médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...