sábado, 10 de setembro de 2011

Dance com seu bebê!

Ai que delícia é pode ficar bem agarradinha com nossos bebês! Abraçá-los, acariciá-los e… dançar com eles! Pois não é que existe curso de dança para mães com bebês!? Veja só que bacana!

Em Curitiba, a professora graduada em Educação Musical e mãe da Ana Clara, de 2 anos, Isabella Isolani, fundou o projeto Slingar e Dançar, por meio do qual são organizados encontros e cursos de dança para mães com bebês. Os próximos, inclusive, já estão agendados para os dias 22 e 29 de outubro.

Isabella conta que o curso tem como objetivo apresentar o sling e seus benefícios a partir dos movimentos da dança. “A mãe aprende a usar este carregador de pano, o sling (também conhecido como pano de carregar bebês, echarpe, portage, baby wrap, ou babysling) e dança confortavelmente com seu filho no colo. Os encontros também propiciam momentos de reflexão sobre assuntos referentes a uma maternidade/paternidade ativa, consciente e respeitosa, e incentivam a troca de experiências entre mães, pais e profissionais da área de saúde”. Em cada encontro é indicada uma leitura sobre assuntos diversos (amamentação, sono de bebês, vínculo, extero-gestação…) para reflexões e conversas sobre os temas oferecidos.

Durante os encontros, diz Isabella, é praticada a Dança Circular, que nada mais é que a dança de roda. “O círculo oferece a igualdade a todos que participam da roda, incentivando o aprendizado em grupo e o olhar. Nesta roda materna, este tipo de dança oferece à cada mãe um acolhimento e segurança (por estarem entre outras mães), trazendo tranquilidade e calma”. O foco, ressalta a professora, não está em acertar corretamente todos os passos da coreografia, e sim no movimento. “O balanço pelo movimento da dança mais o conforto do sling no colo da mãe passam total segurança ao bebê, que relaxa e, na maioria das vezes, dorme já na primeira ou segunda dança da aula”.

Sobre o uso do sling, ela cita alguns benefícios. “Para a mãe, o uso do sling traz muita praticidade (por ficar com as duas mãos livres), segurança, tranquilidade e felicidade (por ter sempre perto seu filho, podendo estar atenta ao seu comportamento, sono, cólicas, temperatura…) e conforto (por carregar um bebê de forma que o peso dele fique bem distribuído pelo corpo). Já o bebê que é carregado no pano chora menos (estando no colo da mãe o bebê se sente seguro, calmo e dorme mais e melhor), tem menos cólicas, maior equilíbrio e a motricidade mais desenvolvida, uma vez que a verticalização favorece o desenvolvimento vestibular do bebê”.

Bom, na prática, como funciona a aula? “Cada encontro tem duração de 3 horas. Durante este tempo temos momentos de dança, alongamento, relaxamento, conversa e encerramos sempre com um lache. Mas a aula, muitas vezes tem seus imprevistos (previstos), como um momento de mamar, trocar fraldas… Desta forma, às vezes o planejado sofre algumas alterações, o que é comum de acontecer quando se trata de bebês”, diz Isabella.

Ah, muito importante: a mãe pode iniciar a dança depois do puerpério (mais ou menos 1 mês e meio de idade do bebê) e até mais ou menos 1 ano ou 10kg de peso do bebê. “Quando o bebê é mais pesado que 10kg, o sling pode ser usado normalmente em casa, para passear (sempre com bom senso e cautela, qualquer incômodo ou dores, a mãe deve sempre procurar um médico). Mas as práticas de dança podem ser prejudiciais quando o bebê já é mais pesado, uma vez que os movimentos, por mais tranquilos e adaptados para o slingar, intensificam o peso nos joelhos e quadris da mãe e/ou de quem estiver dançando com o bebê no sling”, ela ressalta.

E olha que bacana: os papais também podem participar!

Para quem quiser entrar em contato com a Isabella Isolani, segue o endereço do blog: www.slingaredancar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...