sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Anti-inflamatórios aumentam o risco de aborto espontâneo

O uso de medicamentos anti-inflamatórios não hormonais (AINH) durante a gravidez aumenta significativamente o risco de aborto espontâneo (AE). Esta é a constatação de investigadores canadianos que avaliaram dados de 4.700 gestantes participantes do Quebec Pregnancy Registry. 

As mulheres que sofreram AE antes de 20 semanas de gestação (G1) foram comparadas com outras gestantes que não apresentaram intercorrências durante as suas gravidezes (G2), chamado grupo de controle.

O uso de AINH durante a gravidez foi relatado em 7,5% das gestantes do G1, mas em apenas 2,6% das gestantes do G2. Após o ajuste para possíveis factores de confusão, como a história de artrite reumatóide ou lúpus eritematoso sistémico (doenças que causam AE e podem ser tratadas com AINH), todos os tipos de medicamentos AINH associaram-se com um aumento do risco de AE.

O diclofenaco, um dos AINH mais frequentemente utilizados na prática médica, aumentou o risco de AE em quase 3 vezes. Nenhuma relação entre a dose utilizada do AINH e o risco de AE foi observada pelos cientistas.
O estudo foi publicado no Canadian Medical Association Journal.

Fonte: Diario Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...