quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Saúde da Gestante (33ª a 36ª Semana)

Os Seus Pulmões

Alteração dos Pulmões/Falta de Ar: os pulmões são comprimidos pelo útero à medida que este vai aumentando de tamanho e  período crítico se dá por volta do oitavo mês. Por isso, você perde o fôlego com mais facilidade e pode sentir tonturas de vez em quando. É perfeitamente normal. Este incômodo costuma melhorar por volta da 37a. semana, quando o bebê desce um pouco. Até lá, deite-se sempre de lado, com um travesseiro entre as pernas.

A Sua Pressão

A pressão sangüínea pode se alterar com um simples banho, mais precisamente em razão da temperatura da água. A água fria provoca vasoconstrição; as veias e artérias se contraem, o que eleva a pressão. Quando a água está quente, os vasos se dilatam, e a pressão cai.

 

A Apresentação do Bebê


A observação da apresentação do bebê, isto é, da parte do corpo do feto que está mais próxima à saída pelo colo uterino, só se torna importante depois de 34 semanas. Nessa ocasião, a cabeça do bebê deverá estar situada na porção inferior do útero. Se as nádegas descem primeiro, o bebê estará “sentado”. O médico então, tenta girar o bebê no interior do útero para coloca-lo na posição adequada.

Apresentações: Apresentação Normal (longitudinal e cefálica); Apresentação de Nádegas (o bebê está sentado no útero); Apresentação Transversal ( bebê está atravessado no útero)

As Posições do Bebê

No interior do útero o bebê está dobrado de um modo característico, com os braços e as pernas fletidos sobre o corpo. A posição do bebê costuma ser longitudinal, mas ele pode apresentar-se em posição transversal ou oblíqua. A apresentação do bebê refere-se à parte que aparece na região inferior do útero, por onde ele deverá sair. Quando ele está em posição normal, é o topo da cabeça que aparece, na apresentação cefálica. Se a cabeça do bebê estiver na região superior do útero, são as nádegas que aparecem, na apresentação de nádegas ou sentada. Quando o bebê está em posição transversal ou oblíqua, é um dos ombros que se apresenta. Por vezes, a cabeça pode estar jogada para trás produzindo a apresentação de face. A apresentação de nádegas é a mais encontrada durante o pré-natal. Muitas vezes, apresenta-se assim até 34 semanas, e nesta ocasião se desloca para a posição cefálica.

Quando não se acomoda, é porque suas pernas estão estendidas, e isso impede a rotação.

Ao encontrar uma apresentação de nádegas depois das 34 semanas, o medico tenta girar o bebê cuidadosamente. Esta manobra ode ser feita sem qualquer risco para o bebê e, se for bem sucedida, evita o parto de nádegas. Nos casos em que as tentativas falham at’as 36 semanas, não se insiste mais, procurando-se a melhor solução para o parto.

Se a cavidade pélvica da gestante é pequena ou s ela apresenta outras complicações, como uma toxemia ou uma história obstétrica com  problemas, a melhor solução será realizar uma cesariana. As apresentações de ombro e de face em geral só se notam no momento do parto, complicando-o consideravelmente. As apresentações de ombro costumam exigir uma cesariana, mas a maior parte das apresentações de face pode ser resolvida pela via normal.

Mudanças no seu corpo

Varizes da Vulva: às vezes, aparecem varizes na vulva, no final da gravidez, isoladas ou associadas às varizes das pernas. São mais aparentes quando você fica em pé durante algum tempo e provocam uma sensação desagradável e dores. O descanso é o único tratamento. Após o parto, desaparecem sem precisar de nenhum tratamento.

Hemorróidas: são varizes situadas à entrada do ânus, que às vezes ocorrem no final da gravidez. São extremamente desagradáveis,  principalmente após o parto quando atingem seu volume máximo. Costumam piorar quando você fica muito tempo em pé, melhorando quando você se deita. Se houver prisão de ventre, o quadro se agrava, pois podem ocorrer hemorragias se as fezes estiverem muito duras. Seu médico deve estar a par da situação a fim de orienta-la sobre o melhor procedimento ou se há necessidade de consultar um especialista.

Preparando a chegada do bebê

É importante que o quarto do bebê tenha uma temperatura agradável, nem muito quente, nem muito fria. Em períodos de muito frio usar aquecedor, com o cuidado de manter a umidade do ar através de um copo com água colocado próximo ao aquecedor ( para aqueles aquecedores sem umidificador). Cuidado para não superaquecer o quarto. Da mesma forma, em períodos muito quentes, pode ser utilizado um ventilador, tomando-se o cuidado para que o vento não atinja diretamente a criança.

A esta altura, já deve estar quase tudo pronto para a chegada do bebê. Então, já dá  para pensar nos detalhes finais: enfeite da porta para a maternidade, lembrançinhas para as visitas, álbum de fotos e de recordações, comprar filme para a máquina fotográfica e para a filmadora ( caso você tenha uma ou vá pegar emprestado de alguém). Se possível, deixe tudo no mesmo local do de sua mala e da do bebê, para facilitar sua saída e evitar que fique algo para trás.

Magnésio

O magnésio combate o estresse e a depressão. Está presente nos cereais, soja, amêndoas, caju, vagens e legumes desidratados.

Os Primeiros Sinais

Corrimento Aquoso: quando ocorre no final da gestação, indica a ruptura da membrana coriônica. Manifesta-se como uma pequena corrente líquida contínua, mas às vezes a ruptura pode ser muito reduzida e só aparece um gotejamento aquoso. Costuma ser um sinal de que o trabalho de parto começará logo e por isso o médico deve ser avisado.

O Leite Materno

O leite materno possui sempre a mesma composição, não existindo leite fraco. O colostro é um líquido amarelado que precede a descida do leite propriamente dito. É  no entanto, importantíssimo para proteger seu bebê de alergias e infecções.

Ao contrário do que é propagado popularmente como fortificante do leite materno, a cerveja preta é totalmente contra-indicada porque o álcool passa para o leite e deixa o bebê sonolento.

Se você trabalha, esta talvez seja a melhor hora para tirar sua licença-maternidade

Sintomas Finais

Fisicamente, pode haver um período de desconforto nas quatro últimas semanas de gravidez. Além disso, aumenta a apreensão pela proximidade do parto. Mas nesse momento deve-se priorizar os momentos de tranqüilidade e diminuir o ritmo das atividades de um modo geral.

Sua respiração se torna ainda mais difícil porque seu diafragma, e sua caixa torácica são pressionados pelo bebê. Essa pressão suaviza a partir do momento em que a cabeça do bebê se encaixa na pelve. A partir daí, a cabeça do bebê passará a pressionar sua bexiga, fazendo com que você urine com mais freqüência.

Se você se deitar de costas, é possível que sinta náuseas e tontura, porque o útero pesado comprime uma das artérias e dificulta o retorno do fluxo sangüíneo para o coração. É aconselhável deitar-se de lado ou recostada.

A retenção de líquido é normal e seus tornozelos ficarão levemente inchados, principalmente nos dias quentes. Se for muito acentuado, converse com sem médico.

Últimas Consultas

Nas últimas consultas pré-natais é dada atenção especial ao aumento excessivo de peso, aos inchaços nas pernas, nos pés e nas mãos, à presença de proteínas na urina e ao aumento da pressão arterial. Além disso, o médico verifica a posição do feto.

Na 36a. semana, podem ser repetidos os exames de sangue para garantir que não se manifestou anemia depois dos exames anteriores. No caso das gestantes Rh-negativas, também é efetuada uma pesquisa de anticorpos.

A dosagem hormonal pode ser repetida para confirmar se a placenta continua funcionando bem. Se houver qualquer problema, o parto pode ser induzido para retirar o bebê de um ambiente que está se tornando hostil.

Chá não é remédio

Algumas mães preparam chás para seus bebês, achando que ficarão mais calmos e terão menos cólicas (comuns até os 3 meses). Não deveriam. Até os 6 meses, a criança deve se alimentar exclusivamente com o leite materno. Oferecer outros líquidos pode fazer o bebê engasgar na hora de mamar e engolir muito ar, o que acarreta em mais cólicas.Além disso, o chá dilui os nutrientes do leite e dificulta a absorção do ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...