quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Higiene do Bebê



Os cuidados diários com a higiene do bebê não exigem grandes habilidades. Apenas uma certa organização para preservar o bem estar da criança. Antes das trocas de fraldas e do banho, por exemplo, a mãe deve separar todos os itens que vão ser usados - fralda, roupinhas, cesto com material de higiene, toalha e sabonete. Conversar constantemente com o bebê e evitar movimentos bruscos enquanto ele está sendo higienizado, é uma boa oportunidade para estreitar laços. Esses momentos devem ser explorados ao máximo pelos pais. 


Curativos do Coto Umbical

Nos primeiros dias de vida o cordão umbilical do recém-nascido é branco com raias azuladas (devido a presença dos vasos sanguíneos – duas artérias e uma veia). 


A queda do coto umbilical se dá, normalmente, do 5o-(quinto) ao 14o-(décimo quarto) dia de vida, dependendo do número de vezes que o curativo é realizado. 


Faça curativo do coto com álcool puro e envolva-o em gaze estéril. 


É possível ajudar o processo de cicatrização, mantendo a área do umbigo limpa e seca. 


A base do cordão pode ser limpa com hastes flexíveis embebidas com álcool. 


Na troca de fralda, mantenha o cordão umbilical para fora da fralda, para arejar e permitir a cicatrização mais rapidamente. 


Não se deve usar cinteiro nem moeda- Neste período a limpeza do bebê deve ser feita com algodão, água fervida morna e sabonete neutro, sempre retirando todo o produto e enxugando bem o neném. 


No caso do cordão ficar com um cheiro desagradável, avermelhado ou com uma área quente em seu entorno, comunique-se imediatamente com o seu pediatra. 


Troca de Fraldas: Limpeza e Prevenção de Assaduras

Não economize com fraldas procure trocá-las o mais freqüentemente possível, evitando o aparecimento das assaduras (Dermatite de fraldas). 


Retire bem os resíduos de fezes, usando generosos chumaços de algodão embebidos em líquidos anti-sépticos, água morna e sabonete infantil- Caso esteja fora de casa, você pode usar os lenços umedecidos- Estes procedimentos devem ser adotados mesmo se o bebê não tiver evacuado, pois a decomposição da urina pode provocar assaduras. 


As meninas devem ser limpas da frente para trás, usando bolas de algodão ou tecido muito suave.

Os meninos limpe o pênis sem forçar o prepúcio para trás. Higienize a área do escroto e abaixo do pênis. 


O ideal seria que o seu bebê ficasse peladinho um pouco, entre uma troca e outra.

Aplique creme protetor contra assaduras nas trocas de fralda. 


Banho:

Separe todos os itens para o banho. O banho deve ser dado no horário mais quente do dia e a temperatura média da água é de 36,7 graus (existem termômetros que podem ser colocados dentro da banheira com água). Primeiro, faça a higiene dos genitais do bebê. Lave-a, tomando o cuidado para não entrar água nos ouvidos. Coloque a roupinha e limpe as narinas e o ouvido com hastes flexíveis, tomando cuidado para não introduzi-las no nariz e no condutor auditivo. 


Olhos

Se a criança acordar com secreção no canto dos olhos, limpe-os com uma gaze embebida em soro fisiológico. 


Crostas

Resíduos de sabonete e transpiração excessiva são as causas mais comuns das crostinhas. Elas tendem a se instalar na cabeça e atrás das orelhas. Passar óleo de amêndoas no local afetado minutos antes do banho, remover o excesso com um pente fino ou algodão e levar a criança ao banho é a conduta mais indicada. 


Agasalhos e Contatos

Vista o bebê de acordo com a temperatura ambiente. 


Não o agasalhe muito nos dias quentes e nem o exponha muito nos dias frios. 


Evite contato com pessoas doentes, que fumem e locais sem ventilação. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...